Seminário: A Obsessão e Seus Mistérios

Está se aproximando a data do nosso próximo seminário. Como em cada edição, o texto da presidente-fundadora deste Instituto, Cristiane Amaral, apresenta o evento para os se interessam pelo necessário estudo:

“Ano de 2013. Continuamos homenageando o querido estudioso espírita Kardecista Carlos Bernardo Loureiro em nossos seminários e este é sobre uma das mais importantes obras de sua vida dedicada à pesquisa espirítica e às dores alheias: “A Obsessão e Seus Mistérios”. A desobsessão que ele fazia junto com os Espíritos foi e continua sendo com uma técnica dada pelos Espíritos, dentro de conhecimentos específicos, suas manifestações, comportamentos e hábitos durante séculos e em sociedades diversas, o querido polemista trabalha nos 40 anos e, não menos agora. Um homem dedicado, disciplinado, autêntico e idealista onde buscou com seus mestres postura e aprendizado de como comportar-se com os Espíritos, com a dor, o sofrimento, o recomeço, e as pessoas encarnadas. E estes mestres além de Jesus e Allan Kardec fora o pensador espírita baiano Aurelino Motta de Carvalho que sendo médium dele aprendeu que desobsessão se faz em qualquer lugar, nas casas das pessoas, no centro que é o lugar apropriado, como nas ruas. E, claro, Aurelino aprendeu já com Jesus. Sendo médium do estudioso Abel Mendonça descobriu que a desobsessão é também feita nos hospitais e manicômios, além da vasta biblioteca de Abel com obras de grandes pesquisadores do Espírito, dos céticos europeus, estadunidenses, asiáticos a corifeus do Espiritismo como Leopoldo Machado, Deolindo Amorim, Odilon Negrão, Isidoro Duarte Santos, Carlos Imbassahy, Jean Meyer e tantos outros.

Com Arapiraca, o trabalho com Espíritos condicionados a estúpidos cultos fetichistas que por se acharem incriados precisam de tanto esclarecimento como qualquer outro Espírito, abolindo esta história também estúpida de centros espíritas rejeitarem Espíritos que adviessem de candomblé e outros. Como o próprio Bernardo declarava: “Aqui não tem apartheid mediúnico”. Afirmação que se refere ao seu trabalho de desobsessão já instalado em um centro.

Depois de ter sido médium destes mestres, ele formou seu próprio centro e grupo de médiuns com a técnica dada pelos Espíritos, a qual nós continuamos aqui no ICECBL. Quando seus mestres baianos já citados precisava do conhecimento singular do querido Carlos Bernardo Loureiro, chamava-o para discernir se a psicografia de alguém era autêntica, neste caso nas reuniões do seu mestre Aurelino Motta de Carvalho; ou palestras periódicas com cursos sobre vários temas espíritas como “Mediunidade segundo o Espiritismo”, “Os fenômenos anímicos e mediúnicos”, sempre com a relação: “Segundo o Espiritismo, à luz do Espiritismo”.

O idealismo e a defesa da pureza doutrinária estava sempre em seu trabalho, e eram estas palestras e cursos que Abel Mendonça e Arapiraca solicitavam.

Do aluno, médium a companheiro de ideal e mestre. Há um episódio do nível do respeito que este idealista sempre teve pelos seus professores que fora no centro de Arapiraca quando estava realizando uma palestra, e, como o querido polemista era médium de autoscopia e psicoscopia(1), viu que um senhor na palestra estava prestes a ter um enfarto. Após a palestra, fala com o então dirigente Arapiraca, pedindo a permissão para comunicar o que viu ao senhor, o que é permitido por Arapiraca. Ao dizer ao senhor o que poderia acontecer com ele, este não acreditou e Arapiraca o alertou que o querido Bernardo era de confiança e, assim, saindo o senhor para um pronto-socorro vai detectar que chegara no último momento, evitando o enfarto.

Este fato acentua a variedade mediúnica que tem o Espírito que animou Carlos Bernardo Loureiro, mas, quero ressaltar é o respeito e a obediência ao falar com o dirigente que ele fora médium e, no momento, mestre e esperar sua permissão para falar com o assistido. Um exemplo que ensina um comportamento imprescindível daquele que quer ser médium em um centro espírita sério e conviver com os Espíritos tanto esclarecidos como os da pior espécie: disciplina, disciplina, estudo e respeito.

Cristiane Amaral de Jesus
Presidente-fundadora do ICECBL em 22/08/2006 na Graça – Salvador – BA.
22/01/2013 das 15:10h às 16:00h

(1) Termo cunhado pelo próprio Bernardo, porque até então só existia autoscopia interna e externa, ou seja, o sensitivo consegue ver além da barreira da pele os órgãos internos. E como o mesmo termo para se ver os órgãos internos do assistido é o mesmo que consegue ver os seu próprio que aí serve o termo autoscopia. Ele criou psicoscopia, ver os órgãos do outro.”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *