Seminário Revista Espírita 1860

 Nosso terceiro ano realizando no último seminário deste ano o estudo a Revista Espírita elaborada e divulgada com tanta dedicação, organização, pesquisa e raciocínio ímpar pelo mestre de Lyon Allan Kardec. Relembro sempre ter sido o desejo do querido pesquisador espírita Kardecista puro Carlos Bernardo Loureiro ao afirmar que faria um estudo sobre a Revista Espírita. Ainda protestou: “Ninguém fez, nenhum centro espírita aqui na Bahia, nem no Brasil incentiva o estudo da Revista Espírita tão importante para se conhecer o pesquisador francês Allan Kardec! Eu farei, quem estiver aqui verá!” Vimos muitos cursos, palestras, principalmente nas quartas-feiras sobre a Revista, mas não deu tempo para realizar um seminário. Realizei e continuo realizando.

Neste ano de 2018, estudaremos o ano de 1860, mais um ano de muito conhecimento a adquirir com este que é um dos maiores estudiosos da sua época e de vindouras. Além de dedicar sua vida para legar a humanidade a base fundamental teórica e prática da Doutrina dos Espíritos: Ciência e Filosofia com consequências éticas. Lembrando, de novo, e sem nenhum constrangimento, mas reconhecimento a um notável intérprete do pensamento de Allan Kardec, o querido polemista Carlos Bernardo Loureiro: “Até agora não vi nenhuma doutrina que seja melhor! E, olhem que já estudei todas as doutrinas até então! E farei como preconiza o mestre de Lyon Allan Kardec de que se aparecer outra doutrina que supere a doutrina dos Espíritos, então siga!”

Confirmando Bernardo: Não há!

Com toda certeza no estado miserável que se encontra a humanidade não há mesmo, pois só impera o niilismo, a bestialidade das religiões, a violência extrema e ontem, no dia 11 de setembro, marco do exemplo desta violência no ataque terrorista aos Estados Unidos. Demonstração de consequências desastrosas de um império que desgraçou muitas nações por serem pobres e seus territórios ricos de matéria prima. E mais uma vez a truculência e a arrogância dos países ricos que sugam tanto outras nações, mas não são capazes de realizar a solidariedade de sua educação, centros de pesquisa e capacitar assim estas nações repletas de ignorância. Tivemos a notícia da decadência da humanidade ao ouvir a notícia de que mais de 840 milhões de pessoas desencarnam de fome no mundo, e o continente de maior índice é a África que tanto deu diamantes, petróleo e outros bens ao mundo, principalmente a Europa, Estados Unidos, Rússia e China. E o Espírito? E a lei natural? Difícil num planeta que menospreza o Espírito e adora o niilismo!

Assim, como precisamos desde o lançamento d’O Livro dos Espíritos de ter destruído de vez o niilismo e a perversa invenção da “Morte” pelas bestiais religiões. Ao contrário se deu às costas de novo ao Espírito e aos princípios existenciais. Às costas a lei natural e ao “Progresso sem cessar, tal é a Lei! Lembram?!! Esta é a parte final da citação no Dólmen de Allan Kardec no cemitério Père-Lachaise na França:

“Nascer, viver, morrer, renascer ainda e progredir sem cessar, tal é a lei!”

Ler o primeiro texto da Revista Espírita de 1860 não só nos anima ainda mais, já que a Doutrina dos Espíritos, sua divulgação e pesquisa, as manifestações dos Espíritos é o leitmotiv da minha vida. Confirmar sempre a estupidez que a sociedade de sua época, as demais, e, até hoje desprezaram o recomeço do bicho homem voltar aos trilhos de seu evolver como espírito reencarnado, livre pensador que deveria lutar para deixar de ser ruim e se esclarecer, pesquisando os fenômenos espiríticos. O que diversas civilizações fizeram antes de Kardec, ocultistas, magnetizadores e o Espírito mais superior que aqui reencarnou Jesus!

Por fim, não desejaram o Espírito e muito menos a pesquisa a mediunidade, pois iniciariam o despertar das potencialidades ontológicas como seres dialéticos que somos. Kardec analisou, sistematizou, codificou e pesquisou para que nós hoje continuássemos esta extraordinária tarefa de estudar o Espírito: Nós mesmos!

Vejamos um trecho da abertura do mês de janeiro da Revista Espírita de 1860 na pena, claro, do mestre de Lyon Allan Kardec:

O Espiritismo em 1860

Temos o prazer de anunciar que a Revista Espírita dá início ao seu terceiro ano de circulação, amparada pelos mais favoráveis auspícios. É com satisfação que aproveitamos o ensejo para testemunhar aos leitores a nossa gratidão pelas provas de simpatia que temos recebido diariamente. Só isso já seria motivo suficiente de encorajamento, caso não encontrássemos, na própria natureza e no objetivo de nossos trabalhos, larga compensação moral às fadigas que lhes são conseqüentes. Tal é a multiplicidade desses trabalhos, aos quais nos consagramos inteiramente, que se torna impossível responder a todas as cartas de felicitações que nos chegam. Somos, pois, obrigados a dirigir-nos coletivamente aos seus autores, rogando-lhes que aceitem os nossos agradecimentos. Estas cartas, bem assim as numerosas pessoas que nos dão a honra de com elas conferenciar a respeito desses graves problemas, convencem-nos cada vez mais do progresso do Espiritismo verdadeiro, isto é, do Espiritismo compreendido em todas as suas conseqüências morais. Sem nos iludirmos quanto ao alcance de nossos trabalhos, o pensamento de haver contribuído, lançando alguns grãos na balança, é para nós doce satisfação, porquanto essas poucas sementes terão contribuído para despertar a reflexão.”

Estudem, Estudem sempre! Aproveitem instantes como estes, pois para o Espírito são instantes na eternidade, mais um seminário promovido pelo Instituto de Cultura Espírita Carlos Bernardo Loureiro para se esclarecerem. Como bem disse o “Bruxão”, este notável pesquisador espírita Carlos Bernardo Loureiro: “O Espírito que se esclarece, se consola!”

“Muita inquietação filosófica!”[1]

Cristiane Amaral[1]

(Das 5 às 6 horas do início do dia 12 de setembro de 2018)

 [1] (NOTA DA AUTORA) Frase do ilustre pesquisador italiano Ernesto Bozzano.

[1] (NOTA DA AUTORA) Presidente-fundadora do ICECBL em 22/08/2006 na Graça – Salvador – Ba.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *